Embratur

Embratur destaca importância do setor de eventos para o turismo

por — publicado 27/11/2019 00h00,
última modificação 27/11/2019 19h21

Foto por: Embratur

Presidente Gilson Machado Neto participa da abertura do IV Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos, em Brasília

Presidente Gilson Machado Neto participa da abertura do IV Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos, em Brasília

Congresso da ABRAPE debate perspectivas do setor. Mercado de eventos é um dos principais pilares da economia brasileira e um atrativo para o turismo nacional

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Gilson Machado Neto, participou, nesta quarta-feira (27), do IV Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos, em Brasília (DF). A abertura do evento, que contou com a participação de empresários do setor, parlamentares, e do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, promoverá esse ano um amplo debate da participação do setor de eventos na economia brasileira e, por consequência, no turismo.

“Somente quem participou do mercado de eventos sabe das suas dificuldades e de sua importância na geração de emprego e renda para o país. Gostaria de parabenizar a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE) pela iniciativa do Congresso e dizer que a Embratur é uma parceira de todos aqueles que desejam movimentar nossa economia e o turismo”, afirmou Gilson.

Dados do Ministério do Turismo apontaram que, em 2018, o turismo de negócios e eventos foi o segundo principal motivo da vinda de estrangeiros para o Brasil. Do número total, 13,5% visitaram o país com esta finalidade. A indústria brasileira de eventos movimenta mais de R$200 bilhões de reais na economia anualmente, de acordo com dados da pesquisa Dimensionamento Econômico do Setor de Eventos, iniciativa do Sebrae e da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc).

Na ocasião, foi anunciado a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e do Entretenimento, que será presidida pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE). O presidente da ABRAPE, Carlos Alberto Xaulim, agradeceu a presença da Embratur no evento e ressaltou a importância de um turismo robusto para melhorar a economia do país. “O setor está em busca de destravar gargalos e o diálogo aberto é fundamental para buscarmos o melhor para o país”, ressaltou.

Além de Gilson Machado Neto, representaram a Embratur no evento Osvaldo Mattos, diretor de Marketing, Carlos Brito, diretor de Gestão Interna e Rafael Luisi, assessor da Presidência. 

Voltar ao topo